Grande Sertão

De New York a Cabrobó

De New York a Cabrobo

Na paisagem típica do Nordeste, perto de Cabrobó, em Pernambuco, o contraste entre alunos indo para a escola a pedalar bicicletas e vaqueiros voltando do pasto a montar cavalos.

Como foi – A profissão de jornalista sempre nos coloca em situações, companhia e lugares inteiramente diversos. Em 1998, Elio Gaspari e eu varamos de automóvel o interior do Nordeste durante 50 dias. Fazíamos reportagens sobre o drama da seca para O Globo, a Folha e Zero Hora. Numa das tardes de intenso calor do sertão do Brasil, fiz essa foto aí. Bem diferente de oito anos antes, em 1990, ainda nos tempos de Veja.

Elio e eu percorremos a pé – contando um por um os passos – no meio da gélida madrugada de Nova Iorque, a distância que o então presidente Collor caminhou do restaurante Le Cirque até o requintado Plaza, hotel que o hospedava nos Estados Unidos. Desta vez estávamos bem distante dos Estados Unidos, no sertão de Pernambuco, percorrendo quilômetro a quilômetro as estradinhas empoeiradas sob o sol escaldante do Nordeste brasileiro.