Mosteiro de São Bento

Ilha de paz para meditação

 Mosteiro de Sao Bento, OrlandoBrito pag

O Mosteiro de São Bento é um dos edifícios históricos mais imponentes de São Paulo, erigido ainda no distante ano de 1600. Foi construído nas terras onde havia a aldeia do lendário cacique da etnia tupi Tibiriçá, batizado pelo padre José de Anchieta, fundador da cidade.

Mesmo situado perto do rulhento  do Vale r  mundo. a maior cidade do mundomesma aliano, que vivVale do Anhangabaú, local do trânsito mais agitado e de ruas barulhentas da quarta maior cidade do mundo, o convento é também lugar ideal para as pessoas que desejam recolhimento e o melhor da música sacra. É uma ilha de tranquilidade frequentada até pelos não católicos.

De domingo a domingo, pontualmente às seis da manhã, ao meio dia, às cinco da tarde e às oito da noite, os monges se reúnem em coro para cumprir o ritual religioso do canto gregoriano, uma das tradições da congregação dos beneditinos, fundada na Idade Média.  Lado a lado, no centro da capela, os frades cumprem à risca as horas litúrgicas de entoar as Laudes, as Meridianas, as Vésperas e as Vigílias. São orações cantadas, apropriadas para os fieis que buscam momentos de paz e adequado para meditar. Como diria Santo Agostinho, “cantar é orar duas vezes”.

No meu caso, é também fonte de imagens bem diferentes daquelas que ponteiam o meu cotidiano em Brasília, na atribulada cobertura dos lances da política. Quando estou em São Paulo e sempre que posso, arranjo um tempinho para ouvir e fotografar os frades do Mosteiro de São Bento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>