Máscara rústica

Kashalpynya Korubo

Kashalpynya Korubo, OrlandoBrito

Homem do mato. Isto é o que significa o nome Kashalpynya, no idioma dos índios da etnia korubo, que habitam a Amazônia, nas fronteiras de Brasil, Peru e Colômbia. Segundo consta, são nômades e canibais.

Como foi – Há mais de três anos fotografo o Korubo. Ele está sempre metido em todo tipo de manifestações na Esplanada dos Ministérios. Faz presente na linha de frente de todos os protestos em Brasília, por mais antagônicos que sejam os movimentos. Num dia, empresta sua voz e imagem aos sem terra, noutro aos ruralistas, por exemplo.

Mas no dia do julgamento no Supremo Tribunal Federal da questão da demarcação da reserva Raposa Serra do Sol ele ficou ao lado dos índios. E apresentou-se dessa maneira aí, com o rosto inteiramente coberto por barro, uma máscara rústica de argila. Bem de acordo com o nome que lhe deram em sua tribo.

Orlando Brito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>