Leônidas da Silva

Diamante Negro, OrlandoBrito 6

Diamante Negro

Não é à toa que Leônidas da Silva mereceu o invejável apelido que virou nome do chocolate mais famoso do País. Considerado um dos deuses do esporte brasileiro, foi goleador nos dez times em que jogou, inclusive na Seleção, nas Copas de 1934 e 1938.

Credita-se a Leônidas invenção da “bicicleta”, o mais belo dos lances do futebol. Campeão várias vezes, o maior ídolo do São Paulo deixou de jogar em 1951. Mas continuou atuando fora dos campos, tornando-se dirigente do clube do Morumbi e depois comentarista de rádio.

Como foiHoje, 24 de janeiro, faz oito anos que o craque faleceu, aos 91 anos, acometido pelo malo de Alzheimer. Lembro-me de quando fui fotografá-lo, em São Paulo Seu Leônidas foi o primeiro dos históricos oitentões e noventões brasileiros que fotografei para o livro “Senhores e Senhores”. Recebeu-me em seu apartamento da Rua Conselheiro Nébias, em São Paulo, ao lado de dona Albertina, a segunda esposa. Elegantemente vestido e voz tranqüila, contou-me por mais de três horas os grandes momentos de sua vida, de suas glórias. Ao final, levou-me até o elevador. À porta, ao despedir-se, disse-me: – Como vês, meu caro, fiz de tudo no mundo do futebol. Inclusive ser fã de Garrincha e Pelé.

OrlandoBrito

 

One thought on “Leônidas da Silva

  1. I see you don’t monetize your blog, i know how to earn some additional cash and get
    more visitors using one simple method, just search in google for:
    How to monetize a blog Twardziel advices

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>