O pianista

Orlando Brito, Moreira Lima 6

Arthur Moreira Lima

Arthur Moreira Lima sempre teve a preocupação de colaborar para a preservação ddas raízes culturais do povo brasileiro. E o faz à sua maneira. Desenvolveu o projeto de percorrer os sertões do país com um piano a bordo de um caminhão, levando ao interior as peças musicais de Mozart, Chopin, Villa-Lobos, Ernesto Nazaré e demais compositores clássicos.

Era um sonho antigo que Arthur decidiu concretizar depois de fazer em Brasília uma apresentação na festa do Sete de Setembro de 1999. Ficou surpreso com a presença de mais de três mil pessoas de variadas origens que foram ouvi-lo bem cedinho, ao nascer do sol da Capital. Uma pequena montanha – na verdade, a pista de decolagem de aviõezinhos ultraleves – foi improvisada como palco de um show em que o pianista carioca começou tocando o Hino Nacional, enquanto a bandeira era hasteada por soldados em trajes de gala.

Como foi – É uma receita técnica, mas para aquele que deseja fazer boas fotos, ainda que seja amador, dominar a técnica é essencial.

Em algumas situações, a adversidade da iluminação pode tornar-se aliada na hora do clic. É um artifício que o fotógrafo utiliza para fugir da má condição de luz. Em alguns casos dá certo, noutros não. Isto acontece quando a claridade do fundo é muito maior que iluminação dos elementos em primeiro plano. Para forçar a obtenção desse resultado, diminui-se ainda mais a abertura da objetiva, inibindo a captação de detalhes da cena.

O contra-luz proporciona esse visual chamativo e atraente. Mas é só isso. Tem mais forma e menos conteúdo. É pobre em informação. Bonito, e nada mais. Faça um teste. Tenho certeza: na quinta fotografia de silhuetas que você observar, sentirá falta dos detalhes.

OrlandoBrito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>