Face marcante

Basta um close

Face marcante, OrlandoBrito 6

A Organização Mundial de Saúde considera idosas as pessoas que tenham acima de 60 anos nos países em desenvolvimento. Tomando esse limite etário como base, o Brasil soma hoje em torno de 17 milhões de idosos, quase dez por cento da população. São dados do IBGE, segundo o Censo de 2000. A estatística aponta um crescimento progressivo dessa massa de habitantes, de maneira que daqui a duas décadas, teremos aproximadamente 30 milhões de homens e mulheres, já que se constata um significativo alongamento da expectativa de vida.

Como foi – Como diz um velho ditado chinês, o conjunto é o resultado de uma infinidade de detalhes. Quando parte para uma matéria, um fotógrafo sabe que é importante retratar cada personagem dentro do ambiente em que este vive. São referências visuais, informações que completarão aquilo que dirá o texto do repórter. Em 1994 o Nordeste sofria uma das freqüentes secas. Viajei durante trinta dias para a Bahia, Ceará, Pernambuco e Piauí, estados onde a situação era mais grave.

Minha função era ilustrar com fotografias as matérias de Elio Gaspari para a Folha de São Paulo, Zero Hora e O Globo. Rodamos em torno de dez mil quilômetros. Era uma região que eu já conhecia bastante, de outras vezes em que fui fazer reportagens para Veja, Jornal do Brasil e para o próprio Globo. 

A mistura racial que compõe o nosso povo torna o Brasil em verdadeiro manancial de imagens. No caso dessa cearense de quase cem anos de idade, porém, não senti a necessidade de acrescentar outros elementos que “falassem” de sua condição de vida. Dispensei o conjunto, optando pelo detalhe. Achei que um close era suficiente para complementar a descrição de Elio sobre a parede da casa que ela habitava.

OrlandoBrito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>