Isolamento

1968

Congresso fechado, OrlandoBrito 66
1968. O Congresso Nacional é fechado pelo Ato Institucional número 5, que permitiu ao então presidente do Brasil, marechal Arthur da Costa e Silva cassar mandatos de parlamentares, proibir o direito de as pessoas se reunirem e estabeleceu a censura.

Como foi – Com o fechamento do Congresso os jornalistas que cobríamos os assuntos da política na Câmara dos Deputados e Senado Federal tivemos de concentrar nossa presença no Palácio Planalto. E, também, nas notícias de outras áreas.

Um belo dia a redação do Globo, jornal mandou-me ilustrar uma reportagem com sobre as novas que estavam sendo construídas mansões do Lago Sul, bairro de classe A na Capital do País.

Foi de lá que reparei nessa cena aí, que bem representava o momento que a Nação vivia: o Parlamento isolado, como uma nave perdida no vasto espaço do Planalto Central.

OrlandoBrito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>