Nordeste

Fome e desabrigo

seca 83, ob

A seca que assolou os estados do Nordeste em 1983 foi uma das que mais levou aflição e sofrimento à população da região conhecida como semi-árido brasileiro. Da mesma forma que as demais, esta também expôs a catástrofe social de milhões de homens, mulheres e crianças.

Como foiNaquela época, Aureliano Chaves substituía o presidente João Figueiredo, em viagem aos Estados Unidos para operar o coração. Determinou que a SUDENE e demais órgãos do governo ligados ao tema pusessem em prática medidas de emergência para minorar os efeitos desse rotineiro problema climático da zona da caatinga.

Frentes de trabalho foram organizadas e consistiam em usar os próprios moradores na tarefa de transportar para os açudes e barreiros a água retirada de poços artesianos de maior profundidade construídos em vários pontos do sertão.

Hordas de flagelados com latas sobre a cabeça propiciaram cenas como a que mostra a foto.

OrlandoBrito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>